Seja bem vindo(a) ao site oficial do GPEMAC! Visite o nosso laboratório clicando aqui
Equipe/E-mail:
Afonso Henriques / henry@uesc.br UESC
Elisângela Silva Farias / esfarias@uesc.br UESC
Liliane Xavier Neves / lxneves@uesc.br UESC
Rosane Leite Funato / rlfunato@uesc.br UESC
Marcos Rogério Neves / marcos_neves@uesc.br UESC
Bárbara Cunha Fontes / barbaracfontes@hotmail.com UESB
Jonson Ney Dias da Silva / jonson.dias@uesb.edu.br UESB
Jany Santos Souza Goulart / jssgoulart@uefs.br UEFS
José Messildo Viana Nunes / messildo@yahoo.com.br UEPA
Lucas Nascimento Oliveira / lucasnoliveiras@gmail.com IEPROL
Marcos Felipe Santana de Sousa / sousamfs@hotmail.com EAFS
Marcelo de Carvalho Borba / marcelo.c.borba@unesp.br UNESP
Osnildo Andrade Carvalho / osnildocarvalho@ifba.edu.br IFBA
Sandro Ricardo Pinto da Silva / sandro.silva@ufac.br UFAC
RESUMO
Este projeto está inserido na proposta do Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da UESC, que tem como objetivo propiciar um espaço de elaboração e construção de recursos didáticos como modelos concretos palpáveis a mão livre, que facilitem o entendimento de conceitos matemáticos mais abstratos, a partir da visualização e coordenação de registros de representação (algébrico, gráfico, numérico, linguagem materna, etc.), apoiando-se na utilização de objetos industrializados, recicláveis e nas potencialidades de ambientes computacionais de aprendizagem que recentemente vêm dialogando com a tecnologia da impressora 3D. Além disso, vivemos em um período de avanço da comunicação audiovisual no qual os vídeos em especial, vêm se integrando, progressivamente, no processo de ensino e aprendizagem. Tanto os modelos quanto os vídeos têm um potencial significativo para a aprendizagem matemática de sujeitos, mobilizando diferentes registros de representação. Compreender as duas potencialidades supracitadas na tentativa de construir métodos didáticos capazes de dar suporte ao ensino de Matemática é um dos nossos interesses neste projeto. A questão é saber como estabelecer uma relação entre os processos de produção de modelos concretos manipuláveis a mão livre impressos em 3D e de produção de vídeos, úteis em salas de aulas de Matemática? Responder esse tipo de questão requer tempo e dedicação à pesquisa em torno da problemática que concerne um Laboratório de Visualização Matemática e produção de vídeos. Para isso, buscamos fundamentação nas referências teóricas da Didática da Matemática e da Análise do Discurso Multimodal, seguindo a metodologia de Análise Institucional & Sequência Didática.
PALAVRAS-CHAVE: Geometrias, Recursos Didáticos, Tecnologias, Multimodalidade.
Resultados
https://www.youtube.com/@gpemacuesc5347
https://www.facebook.com/groups/438773652875202