Introdução ao Maple enquanto sistema de computação algébrica & gestão de códigos para impressora 3DA escrita deste livro foi motivada pela disciplina que leva o seu nome, oferecida, opcionalmente, aos estudantes do curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Nessa disciplina, preconizam-se os seguintes objetivos:Ø proporcionar ao estudante o conhecimento básico das ferramentas do software Maple e as suas funcionalidades no tratamento de conceitos matemáticos;Ø desenvolver modelagem e programação matemática utilizando este software;Ø despertar no estudante o interesse da utilização de recursos tecnológicos na resolução de problemas, além da construção de códigos visando a prototipagem rápida na impressora 3D;Ø contribuir significativamente na modificação da postura e concepções do estudante, relativamente ao tratamento de objetos matemáticos nos diferentes registros de representação (língua materna, registro algébrico, gráfico e numérico).Assim, a minha pretensão com este livro consiste em proporcionar aos estudantes um espaço de desenvolvimento, discussão e de aquisição de conhecimento numa perspectiva transformadora, visando atender aos objetivos da disciplina. Com efeito, optei por organizar este livro, não por capítulos, e sim por aulas. As referidas aulas não representam, necessariamente, o tempo usual de hora/aula. Uma hora/aula deste livro pode corresponder a hora/aula usual de 50 minutos ou não, utilizando o ambiente computacional Maple. O Professor/estudante, também pode trabalhar as aulas realizadas neste livro, utilizando outros softwares adequados. Aproveitem!