Seja bem vindo(a) ao site oficial do GPEMAC! Visite o nosso laboratório clicando aqui
O Museu Histórico de Matemáticos e Matemáticas em Esculturas 3D é uma iniciativa do GPEMAC. Ele tem como objetivo reunir personalidades de matemático(a)s clássico(a)s e contemporâneo(a)s, de diferentes épocas até os dias atuais. Para isso, são utilizadas fotografias ou descrição da aparência física da pessoa, como o caso de Euclides de Alexandria que não se tem uma foto feita durante sua vida, que passam por um processo de transformação em esculturas tridimensionais. Essas esculturas são posteriormente fatiadas e impressas em 3D, compondo o acervo físico e virtual do Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Ao transformar fotografias notáveis ou descrição da aparência física de matemático(a)s em esculturas tridimensionais, buscamos não apenas homenagear as suas contribuições, mas também tornar o conhecimento mais acessível, visual e interativo.
Os links apontados abaixo são de sites gratuitos que favorecem as transformações de fotos ou imagens em esculturas tridimensionais. Você, inclusive, pode fazer a sua própria escultura e imprimir em 3D. Viva tecnologias digitais.
Gerador de Modelos 3D com IA e o de melhor, com Custo Zero, Resultados Instantâneos
A trajetória de Pitágoras inspira a proposta do MH2M em Esculturas 3D. Pitágoras de Samos foi um filósofo, matemático e astrônomo grego, nascido em Samos por volta de 570 a.C.. Ele fundou uma escola de pensamento em Crotona, na Magna Grécia, que combinava ciência, filosofia e misticismo, acreditando que os números eram a essência de toda a realidade. Entre as suas principais contribuições destacam-se:
O famoso Teorema que leva o seu nome;
O desenvolvimento da matemática como disciplina;
As descobertas na música, como a relação entre notas musicais e proporções numéricas.
Outras mentes brilhantes — matemáticas e matemáticos — serão homenageadas neste espaço.
Esta página encontra-se em construção! Plantamos a nossa iniciativa para em seguida passarmos a refletir, pesquisar, produzir e publicar aqui! As esculturas impressas em 3D poderão ser visitadas e acessadas a mão livre no acervo físico do L@VIM na UESC! Cada escultura impressa em 3D representa um elo entre passado e presente, entre teoria e forma, entre abstração e tangibilidade. Convidamos você a acompanhar essa jornada e a participar da construção coletiva do conhecimento matemático em novas dimensões.